quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX.

BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e novas educações. Salvador : EDUFBA, 2005. p. 70-81.

O texto de Bonilla se inicia mostrando as transformações no dia a dia, que ocorrem mundialmente. É enfatizado as mudanças tecnológicas no meio social, e seguidamente no ambiente escolar.

Na escola há uma critica  ao seu método de ensino fechado, em que ha uma crise de tal espaço, pelo fato de não interagir com as diferentes nocoes de ordem, sendo um meio inflenciador e influenciado por tais transformações.

É de grande importância uma mudança profunda na sala de aula, abraçando a complexidade do mundo contemporâneo, colocando o saber como coletivo . É necessario a transformacoes nos programas escolares, com a participação dos seres vinculados a tais ambientes que são atuantes no cotidiano.

"É consenso hj que precisa ocorrer transformações na sala de aula. Não basta apenas melhorar o que esta posto, é necessário que ocorra uma transformação profunda, que incorpore as novas formas de ser, de pensar e de agir que estão emergindo na contemporaneidade, principalmente com a presença das tecnologias da informação e da comunicação, tanto na vida de fora como de dentro da escola."
 

2 comentários:

  1. Babi meeeu love, to gostando de ver, pelo que eu percebi você esta curtindo muito seu blog.
    Quanto ao texto de praxis pedagogicas te confesso não ter entendido muito, porém a partir do forum de discussão passei a ter outra visão.
    Que o ciclo digital no qual vem ocorrendo hoje nas escolas, continuem mesmo e seja um dos fatores da eliminação da mesmice e tradicionalismo em sala de aula.

    Um beijo minha flor

    ResponderExcluir
  2. Legal sua resenha, realmente precisamos acompanhar as mudanças tecnológicas.BJS!!

    ResponderExcluir